top of page

ESCRITA CRIATIVA PARA CRIANÇAS

"Não é para que todos sejam artistas,mas sim para que ninguém seja escravo"

Gianni Rodari

ESCREVER UMA HISTÓRIA DOS PÉS À CABEÇA

 

Metas: que as crianças entendam a estrutura de uma história, primeiro ouvindo, depois discutindo, e finalmente praticando, através da criação de um personagem. História inspiradora: "O Nariz de Togolotó".

ESCREVER A PARTIR DE OUTROS

TEXTOS

Metas: apreender estímulos exteriores e passá-los ao papel, dando-lhes continuação ou transformando-os. Boa aprendizagem sobre o outro e os espaços que nos rodeiam. Vamos pegar em textos e dar-lhes um rumo original.

VAMOS IMAGINAR SOBRE...

UM LIVRO

Metas: os melhores livros infantis têm estruturas próprias. Nesta aula vamos abordar "O Nabo Gigante", de Alexis Tolstoi. A partir da estrutura desta narrativa, vamos também construir as nossas próprias histórias.

"Podes contar uma história?". Posso. Mais: posso ajudar-vos a escrever histórias. É bem melhor. Assim começou esta aventura no mundo da Escrita Criativa para Crianças, em 2013. Sempre com o mesmo sonho: ajudar a formar uma geração mais criativa e autónoma.

Contacte-me

para oficinas de escrita em escolas, bibliotecas, feiras, livrarias, centros educativos, etc.

Caminhada literária

"O Anão que assoviava e outros contos" reúne os textos selecionados no 5.º Concurso Internacional de Contos Vicente Cardoso, Santa Rosa, Brasil, 2015.

"O Arco-Íris", da minha autoria, recebeu uma Menção Honrosa.

Caminhada jornalística

O Aldeão             RCR              Record             Doze              Super Interessante               Hoje

2016: um ano olímpico

À beira do 30.º ano de jornalismo -- é verdade,tudo começou em 1987... --, tive, em 2016, um ano muito aliciante no âmbito das minhas colaborações com a revista Super Interessante. Ente outros temas, destaco a série de reportagens sobre os Jogos Olímpicos, a propósito do grande evento que decorreu no Rio de Janeiro,

no Brasil.

bottom of page